Tanatopraxia

É a técnica mais avançada na preparação do corpo para velório com utilização de produtos específicos (bactericidas, fluidos arteriais e cavitários)  

Tornando o corpo seguro e séptico

  • Seguro evitando problemas no velório,

        (vazar, inchar e mau cheiro e etc)

  • Séptico deixando o corpo livre de bactérias e vírus.

Aumento do tempo para realização do velório:

Tanatopraxia é a higienização e conservação do corpo após a morte com líquidos específicos, objetivando recompor a aparência natural que apresentava em vida e retardar os efeitos naturais da decomposição corporal. Graças à tanatopraxia, os serviços funerários oferecem a possibilidade de prolongar o tempo de velório, dando a oportunidade para que familiares distantes possam participar dos atos fúnebres ou para que a família possa permanecer mais tempo velando. Para o sepultamento em outra cidade, a tanatopraxia é fundamental porque, além de cumprir com as determinações legais para o translado, prepara o corpo para deslocamentos longos e posterior cremação ou sepultamento.

O corpo é higienizado porque os produtos químicos usados eliminam microorganismos e retardam a decomposição, permitindo que familiares e amigos possam se despedir do ente querido de uma forma segura, por mais tempo.

Diferente do embalsamamento tradicional, a tanatopraxia proporciona uma conservação temporária do corpo por várias horas ou dias, isto é, o corpo pode ser preparado para permanecer mais tempo em velório sem causar danos à sua imagem, preservando a dignidade do falecido e evitando que os familiares sofram constrangimentos ocasionados pelos fenômenos cadavéricos da decomposição como odor, inchaço e vazamento.

A tanatopraxia, técnica moderna e atualizada de preparação do corpo, além de ser indicada para qualquer tipo de óbito, possibilita realizar a restauração do corpo em vários casos de acidente. É indicada principalmente quando o corpo precisa ser transportado por longas distancias; necessita ser velado por mais de um dia; apresenta alterações devido à enfermidade por longo tempo; está com o corpo em decomposição acelerada etc.

Entretanto a técnica de tanatopraxia deve ser bem executada, usando produtos conservantes de boa procedência e dosados de acordo com a recomendação para cada caso especifico. Não causa danos ao meio ambiente, propicia uma decomposição cadavérica mais limpa, pois elimina fungos e bactérias resistentes, muitas vezes selecionados em ambiente hospitalar. Esta técnica garante um funeral digno, preservando a saúde dos presentes ao velório.                                    .

A nossa empresa Funerária executa este procedimento por meio de tanatopraxistas devidamente capacitados na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

× Como posso ajudar?