Maria da Conceição Machado
Nascimento: 18/09/1933
Falecimento: 29/12/2020
Estamos reunidos aqui hoje para o adeus à MARIA DA CONCEIÇÃO MACHADO, que era conhecida carinhosamente como DONA QUIQUITA.
Mulher atenciosa, filha de Veriano e Amélia, faleceu com 87 anos de idade. Mãe de 9 filhos e viúva de JOSÉ ALBERTO MACHADO (SENHOR BERTINO) deixará profundas saudades nos corações de todos aqui presentes.
Quero em nome da família, agradecer a todos que deixaram seus afazeres e estão aqui de braços abertos, emprestando o ombro amigo a família neste momento tão difícil. Elevem agora o pensamento a DEUS e à nossa irmã, pois ela está seguindo viajem ao encontro do criador.
Deus é o princípio fundamental para doutrina da vida. Não há vida, realidade, inteligência, senão pela vontade de Deus. Deus é a causa primeira de todas as coisas. É Ele que conforta o nosso coração nas horas difíceis e cheias de dor. É Ele que sabe qual o momento para nos reunirmos a ele.
Nesta data chamou DONA QUIQUITA para estar ao seu lado e de lá olhar e velar os que aqui na Terra ficaram.
As perdas nunca são fáceis. Não importa o quanto pensamos e nos preparamos, nunca é fácil ver alguém partir desse mundo. É um sentimento de dor que não sabemos explicar e não temos muito o que fazer sobre isso. Esta data de despedida marca nossa memória, e nos ressalta os momentos que convivemos com DONA QUIQUITA.
É preciso viver esse momento e passar pela transição até finalmente podermos superar e seguir em frente. Afinal, as partidas fazem parte do ciclo incerto que é a vida.
A vida é apenas um período de experiência e vivência aqui na Terra. Aqueles que se foram, continuarão eternos nos nossos corações.
As pessoas amadas chegam na terra, enchem nossos corações de amor, cumprem suas missões e partem. É um ciclo que jamais estamos preparados para que se encerre. É preciso guardar os bons momentos com carinho e amor. Focar no que importa e nos momentos de felicidade e alegria convividos.
Se crermos em Cristo com muita fé, vamos nos alegrar, pois sabemos que DONA QUIQUITA está na gloria do Pai, livre de todos os pecados, na esperança da ressureição, assim como disse nosso Cristo Salvador.
Nestes momento de despedida, gostaria de lembrar da vida de MARIA DA CONCEIÇÃO MACHADO.
Digo lembrar da vida porque é nela que os fatos acontecem. Este momento de hoje é um encerramento de um ciclo que todos já sabiam que um dia chegaria, mas que não deixa de ser doloroso. No entanto, convido a todos os presentes para lembrar um pouco da vida de DONA QUIQUITA, mulher forte, guerreira, que cuidou de seus nove filhos, dando origem a uma linda família.
Gostava de assistir novelas, contar casos. A alegria no olhar era sua marca.
Sempre apreciou sopas de canjiquinha e minguça de couve, era uma mulher simples, de coração puro e muito amável.
Tinha uma expressão marcante: “Deus te abençoe”.
Essa era sua forma de demonstrar o amor ao próximo, rogando a Deus a proteção ao próximo.
Sem alfabetização, MARIA DA CONCEIÇÃO MACHADO trabalhou uma vida nas atividades rurais, gostava de sertanejo raiz, em especial as músicas de Barrerito, Tunico e Tinoco, Padre Marcelo e Sergio Reis. Sua alegria ao escutar a musica coração de papel na voz de Sergio Reis era marcante.
Seus filhos : MONICA, MARIA APARECIDA, ROSANGELA, JOSE GERALDO, ANA LUCIA, WANDERLEI, REGINALDO guardarão com orgulho as memórias de sua mãe, assim como fazem boas as lembranças dos seus irmãos JOSE ALBERTO e MARIA GERALDA que já faleceram.
DONA QUIQUITA gostava de cuidar de galinhas, sempre tinha um bom caso para contar.
A dedicação com sua família era exemplar. O carinho com os netos, bisnetos e tataranetos era admirável. DONA QUIQUITA era uma vovozona, que sempre fazia o que podia para agradá-los.
Seus irmãos MILTON, GEMIRO, LUCIA, MARTA, ESTELA, VALDIR, ZEZÉ E LADINHO guardarão com carinho cada lembrança de momentos únicos compartilhados com ela.
A sua falta será sentida nos mínimos detalhes, mas devemos ser gratos a Deus por nos permitir compartilhar momentos únicos, especiais e inesquecíveis com essa mulher tão amada.
Hoje, em sua despedida, nosso coração está em dor, por sabermos que não vamos mais compartilhar esses momentos com DONA QUIQUITA, mas nos consolamos em saber que ela está agora no Céu, livre de toda dor e sofrimento, em um lugar especial, para o seu merecido descanso eterno.
Pedimos a Deus que a acolha em sua morada, com todo o carinho e afeto que sempre demonstrou a todos a sua volta.
Antes de fecharmos a urna, convidamos primeiramente a família para a despedida, após, os amigos e admiradores.
Convido os colaboradores do MEMORIAL PAX ERVÁLIA para iniciar os procedimentos para o fechamento da urna.
Damos por encerrada esta homenagem e que a paz em Cristo esteja no coração de cada um.
Convido a todos que puderem, para seguir em cortejo até o cemitério Recanto da Paz.
[button link=”https://paxervalia.com.br/wp-content/uploads/2021/01/maria-da-conceicao-machado1610461557.pdflivro-oficial.pdf” type=”big” newwindow=”yes”] LIVRO DE DESPEDIDA DE MARIA DA CONCEIÇÃO[/button]