MARIA APARECIDA WERNECK RAMOS
NASCIMENTO: 11/02/1944
FALECIMENTO: 09/01/2021
O dia de hoje é triste, marado pela partida de uma pessoa muito especial. Perdemos hoje uma referência de vida. MARIA APARECIDA WERNECK RAMOS, conhecida carinhosamente como DONA CIDA nos deixa com 77 anos de idade.
Quero em nome da família, agradecer a todos que deixaram seus afazeres e estão aqui de braços abertos, emprestando o ombro amigo a família neste momento tão difícil. Elevem agora o pensamento a DEUS e a nossa irmã, pois ela está seguindo viajem ao encontro do criador.
É difícil encontrar palavras para superar esse momento de despedida. Nos vem um vazio no peito somente ao imaginar nossos passos sem a presença de DONA CIDA para compartilhar cada momento.
Nesta hora devemos buscar forças nas palavras de Deus, para que ele possa nos confortar e nos dar força para seguir a caminhada.
Deus é o princípio fundamental para a doutrina da vida. Não há vida, realidade, inteligência, senão pela vontade de Deus. Deus é a causa primeira de todas as coisas. É Ele que conforta o nosso coração nas horas difíceis e cheias de dor. Hoje DONA CIDA está indo ao encontro do Senhor para o seu descanso eterno.
A perda faz com que soframos e nos deixam desanimados, quase sempre sem nenhum horizonte. Mas se crermos em Cristo com muita fé, vamos nos alegrar, pois sabemos que o DONA CIDA está na glória do Pai, livre de todos os pecados, na esperança da ressurreição, assim como disse nosso Cristo Salvador.
E não questione a Deus o momento de sua partida. Deus sabe exatamente o momento correto de nos reunirmos a ele.
É natural que pensemos se este seria o momento correto de Deus nos retirar uma pessoa tão especial, mas tenham a compreensão de que nunca estaremos preparados para perder quem amamos. A perda de alguém é sempre um momento de doloroso, mas inevitável.
Deus nos dá a vida com uma data de término, e por mais que nós saibamos que esta é a realidade, será sempre um susto quando esta data chegar para algum de nossos entes queridos.
Por tudo isso, não questione a Deus o porquê tirastes alguém que tanto amamos, mas agradeça imensamente, por cada momento que ele nos proporcionou ao lado dessa pessoa amada.
Agradeça por cada momento de alegria, de força, de superação, de carinho.
Hoje nossa irmã DONA CIDA está seguindo viagem ao encontro do criador, e estará sempre olhando e guiando os passos de cada um de nós.
E acreditem, estará sempre ao nosso lado, nos iluminando e protegendo, para que um dia, assim como ela, possamos cumprir a nossa jornada.
Que tenhamos a compreensão de que a despedida de hoje é apenas um até breve, pois nos encontraremos novamente ao final de nossa jornada.
Gostaria nesse momento em que prestamos a homenagem póstuma, de lembrar um pouco da vida de DONA CIDA. (Carta homenagem)
Hoje não estamos aqui para celebrar a morte, mas sim agradecer a Deus por nos permitir compartilhar momentos únicos com DONA CIDA.
MARIA APARECIDA WERNECK RAMOS era uma mulher religiosa. Católica, gostava de rezar o terço e era devota de Nossa Senhora Aparecida. Gostava de frequentar as missas e de ouvir musicas religiosas, em especial a musica do Padre Alessandro Campos – o que eu sou sem Jesus.
Dona Cida era natural da cidade de Leopoldina, trabalhou como operária têxtil, bordadeira e em seu lar.
Filha de Antenor Antunes Werneck e Maria da Conceição Rodrigues Werneck, foi casada com José Heleno Tavares Ramos e teve dois filhos: Alan Werneck Ramos e Douglas Werneck Ramos.
Dona Cida deixa saudades. Com ela tudo era especial. Hoje já crescidos, seus filhos carregam valores de uma educação exemplar, que certamente se perpetua nos traços de suas famílias, passando aos seus filhos todos os ensinamentos adquiridos com sua mãe.
Era uma mulher admirada por todos os seus irmãos. Hoje Tereza, Madalena, Conceição, Lilia, Sandra, Vera, Antônio e Rita se despedem de Dona Cida, mas tem a certeza de que neste momento ela está no céu, descansando ao lado de Sebastião e Reginaldo, seus irmãos já falecidos.
Seus netos Douglas Junios, Kamila, Daniel e Alana sentem a perda de uma heroína, que sempre se dedicou ao máximo para proporcionar momentos de pura felicidade.
Sua bisneta Alice guardará recordações de um coração puro e verdadeiro.
Dona Cida gostava de costurar e jogar cartas.
Era sempre muito carinhosa e deixa como seu grande ensinamento de vida o amor ao próximo.
Seu jeito único de ser a torna uma pessoa muito especial. Seu afeto e carinho a torna inesquecível para todos nós.
Torcedora do botafogo, tinha o dom de trazer alegria e amor por onde passava.
Pedimos a Deus que conforte os corações de todos aqui presentes, para superarem a dor do luto e guardarem em seus corações as doces lembranças de DONA CIDA.
Que Deus e Nossa Senhora Aparecia receba essa nossa irmã, concedendo a paz e o merecido descanso eterno no paraíso.
E quando quiserem falar com DONA CIDA, lembrem que ela estará no céu, olhando e guiando os passos de cada um aqui na terra. Basta rezar e pedir a Deus e Nossa Senhora DONA CIDA a proteção.
Finalizando esta homenagem de despedida, gostaria de fazer a leitura de uma mensagem deixada por seus filhos:
Iremos seguir seus ensinamentos e praticar tudo que nos ensinou. Será sempre lembrada com muito carinho e saudade, na certeza de continuar conosco em nossos corações.
————————————————————————————————————————————————————————
Antes de fecharmos a urna, convido inicialmente à família para a despedida, após os amigos e admiradores.
Convido os colaboradores do GRUPO PAX ERVÁLIA para iniciarem os procedimentos para o fechamento da urna.
Damos por encerrada esta homenagem e que a paz em Cristo esteja no coração de cada um.
Convido a todos que puderem, para seguir em cortejo para o sepultamento.
Que a paz de Cristo esteja no coração de cada um de nós.
[button link=”https://paxervalia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/1637085732maria-aparecida-werneck-ramos.pdf” type=”big” newwindow=”yes”] LIVRO DE DESPEDIDA MARIA APARECIDA WERNECK RAMOS[/button]