JAYME TEIXEIRA DA CUNHA
NASCIMENTO: 08/09/1936
FALECIMENTO: 23/04/2022
O Memorial Pax Ervália pede licença a todos os familiares e amigos de JAIME TEIXEIRA DA CUNHA, conhecido carinhosamente por JAIMINHO DO JOVINO, para prestarmos esta homenagem.
Quero em nome da família, agradecer a todos que deixaram seus afazeres e estão aqui de braços abertos, emprestando o ombro amigo a família neste momento tão difícil. Elevem agora o pensamento a DEUS e ao nosso irmão, pois ele está seguindo viajem ao encontro do criador.
Hoje não conseguimos encontrar palavras que possam dizer o que JAIMINHO significou em nossa vida. Um homem de caráter, honesto, sincero, de coração puro e verdadeiro. Um homem batalhador, que conquistou uma grande admiração por todos de Ervália e região pelo seu modo de ser e carinho com o próximo.
Era um homem de muita fé. Um homem que tinha um grande respeito pelas coisas de Deus. Que ao participar da Santa Missa em sua casa os seus joelhos se dobravam para adorar a Deus.
Por isso, convido a todos a lembrar do grande exemplo que JAIMINHO nos deixa: a fé. Devemos compreender que Deus é o princípio fundamental para a doutrina da vida. Não há vida, realidade, inteligência, senão pela vontade de Deus. Deus é a causa primeira de todas as coisas. É Ele que conforta o nosso coração nas horas difíceis e cheias de dor.
Hoje JAIMINHO está indo ao encontro do Senhor para o seu descanso eterno.
É certo que não é fácil admitir que nossa vida agora será sem a presença de quem tanto amamos. Mas tenham a compreensão de que nosso irmão está agora na glória do pai, em um lugar sagrado, o verdadeiro destino para todos nós.
Gostaria de lembrar neste momento de Timóteo 4:7-8: Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
Esta mensagem reflete a vida de nosso irmão, um homem de fé e de coragem, que sempre pregou o bem, adorando a cristo e pregando os seus maiores ensinamentos de amor ao próximo.
Hoje não conseguimos encontrar palavras que possam dar conforto a família e amigos. O sentimento de dor, de ver esse homem admirável partir é grande e inconsolável. Mas devemos ter a compreensão de tudo que essa dor momentânea representa para todos nós. Hoje estamos aqui sentindo a dor do luto. Um reflexo de tudo que nos foi JAIMINHO. Me arrisco a afirmar que se não fossem as inúmeras qualidades de nosso irmão, não sentiríamos tanto a sua partida. Isso nos reflete que para esta dor existir, necessário que tenhamos passado com ele momento de alegria, de superação, de adoração, de carinho. Momento inesquecíveis, que nos dói o peito por não mais poder compartilhar novos momentos.
Mas devemos compreender que este é o verdadeiro mistério da vida. Viemos ao mundo com um propósito divido. JAIMINHO hoje cumpre com excelência a sua missão designada por Deus.
Por isso, vivam o seu luto, chore. Nunca será fácil perder quem amamos, e toda essa dor é mais do que compreensível. Mas saibam que você não estará sozinho nunca em sua dor. Olhe para o céu e tenha a certeza de que lá em cima há uma estrela brilhando e iluminando cada um dos seus passos. Tenham a certeza de que JAIMINHO está em um lugar sagrado, livre de toda dor e sofrimento. Quando toda esta dor passar, vai ficar a saudade de quem se foi e a lembrança dos momentos de alegria vividos com JAIMINHO.
Que as palavra de Deus seja ressaltada nessa data, para que possamos ter o conforto e compreensão necessária para entender e superar a perda de nosso irmão.
Gostaria nesse momento, de lembrar um pouco da vida de JAIMINHO. (Carta homenagem)
JAIME TEIXEIRA DA CUNHA, natural da cidade de Ervália, viveu uma vida dedicada a profissão de agricultor e nos deixa hoje aos 85 anos de idade.
Filho de Jovino Teixeira Siqueira e Maria Paiva Cunha, era viúvo de Shirley Miranda da Cunha e teve 10 filhos: Maria José, Terezinha, Helena, Marta, Maurício, Lúcio e Antônio e os já falecidos Izabel, Luiz Gonzaga e Irene Aparecida.
Tinha uma linda família, com muitos netos e bisnetos. Era um homem muito adorável, que tinha grande apreço à Tia Conceição e todos os seus amigos.
Morador da Fazenda Boa Vista (USINA), tinha como costume fazer suas orações todos os dias. Sua religiosidade era marcante. Gostava de rezar o Terço, estava sempre presente nas Santas Missas e no Oficio de Nossa Senhora. Era devoto do Sagrado Coração de Jesus e gostava muito de ouvir músicas religiosas.
Sua fé era exemplar e inabalável. Deixa o amor a Deus como um grande exemplo de vida a ser seguido. Seu grande exemplo de vida foi que devemos amar a Deus e ao próximo, dando carinho e respeito como a ti mesmo.
Era um homem simples, de tradições enraizadas, que gostava de uma comida simples da roça, que amava capinar e bater papo com os amigos. Gostava de músicas sertanejas e católicas, principalmente as canções “meu cafezal em flor” e “Maria de Nazaré”.
Sua honestidade e fidelidade eram seu maior orgulho.
Torcedor do Flamengo, tinha como marca a sua inteligência e seu amor com o próximo.
Será inesquecível para todos nós por cada detalhe, mas seus valores de religiosidade e honestidade acompanharão nossos passos, como um valor enraizado em nossos corações, tornando-o eterno.
Sua frase marcante era: Agradecer a Deus.
Sua partida deixa uma grande tristeza, mas devemos ser gratos a Deus por nos permitir compartilhar momentos únicos com JAIMINHO. E lembremos sempre que o amor prevalece a todas as dificuldades.
Hoje JAIMINHO parte para o encontro com o Criador, mas deixa bons exemplos de humildade, carisma, amor ao próximo e alegria em viver.
JAIMINHO cumpriu sua jornada, enchendo nossos corações de amor e carinho. Ficará em nossa memória a doce lembrança de momentos de felicidade convividos com ele e a saudade de uma pessoa tão querida.
Que Deus o receba em sua morada, para que lá de cima possa descansar eternamente.
Que Deus dê força para os que aqui ficaram para superarem a dor deste momento de luto, restando em seus corações o amor que tinham por JAIMINHO, fazendo sempre boas as lembranças de um homem de família, honesto, íntegro, prestativo e bondoso.
Que o adeus de hoje seja um até breve, rogando a Deus que ilumine nossos passos para que possamos cumprir nossa jornada e um dia reencontrar com JAIME TEIXEIRA DA CUNHA.
Convido os colaboradores do MEMORIAL PAX ERVÁLIA para iniciar os procedimentos para o fechamento da urna.
Damos por encerrada esta homenagem e que a paz em Cristo esteja no coração de cada um.
Convido a todos que puderem, para seguir em cortejo para o seu sepultamento.
[button link=”https://paxervalia.com.br/wp-content/uploads/2022/04/jayme-teixeira-da-cunha-1651318296.pdf” type=”big” newwindow=”yes”] LIVRO DE DESPEDIDA JAYME TEIXEIRA DA CUNHA[/button]