AMÉRICA CAL DA CUNHA
NASCIMENTO: 27/12/1927
FALECIMENTO: 08/02/2022
O Memorial Pax Ervália recebe a todos os familiares e amigos de AMÉRICA CAL DA CUNHA, conhecida carinhosamente como MEMECA para prestarmos esta homenagem póstuma a uma mulher tão especial.
Quero em nome da família, agradecer a todos que estão aqui de braços abertos, concedendo um conforto a família neste momento tão difícil.
Elevem agora o pensamento a DEUS e à nossa irmã, pois ela está seguindo viajem ao encontro do criador.
Hoje é um dia que para sempre recordaremos. A partida de alguém especial sempre deixa uma marca em nossos corações. Hoje nos despedimos de uma mulher adorável, educada, prestativa, responsável, generosa, alegre e que acima de tudo zelava pelo bem de sua família.
No entanto, não devemos guardar esta data como algo que parte de nós, que nos separa, mas sim algo que nos une. MEMECA está partindo ao encontro de nosso Senhor Jesus, e estará sempre ao nosso lado, olhando e guiando os nossos passos.
Esta data deve marcar tudo de bom que compartilhamos com MEMECA, todas as suas histórias e lições de vida. Devemos lembrar e cultivar os seus ensinamentos de amo ao próximo.
Sabemos que é difícil encontrar palavras que possam nos confortar neste momento de aflição. A dor da perda de alguém que amamos nos deixa desamparados.
Certamente não é fácil absorver a ideia de que nunca mais iremos encontrar com uma pessoa que nos desperta bons sentimentos.
É um vazio no peito, que nos dá a sensação de que não estamos completos sem a presença de MEMECA.
Mas temos no luto uma forma de tornar toda esta dor um pouco mais amena.
Cada um tem uma maneira específica de viver o luto, pois os sentimentos agora são reflexos dos momentos que compartilhamos com nosso ente querido.
Cada um terá uma lembrança, seja uma palavra, uma expressão, um exemplo, comportamento ou lição a guardar de nossa irmã. O luto é exatamente a falta que sentimos destes momentos, por sabermos que agora não acontecerão mais em nossa jornada. O luto existe quando perdemos alguém, mas é um reflexo dos momentos significativos que compartilhamos durante nossa vida.
Por isso, não estamos aqui para celebrar a morte, mas sim a vida.
Cada um de nós tem um momento especial guardado no peito. Cada um lembrará de experiências únicas convividas com MEMECA.
Seus filhos certamente se recordarão dos bons exemplos, da educação e dos valores. Seus netos e bisnetos recordarão sempre do carinho, atenção e de cada exemplo de vida e história contada. Seus amigos lembrarão de uma mulher fiel, simples e carinhosa. Sua irmã lembrará de cada dificuldade superada ao seu lado.
Cada um, ao seu modo, viverá o luto na lembrança dos momentos de felicidade que foram compartilhados com MEMECA.
E, por isso, devemos ressaltar neste momento as boas lembranças, ressaltar a lembrança de acontecimentos especiais, de felicidade pura, pois assim foi nossa vida ao lado de MEMECA.
Jamais nos esqueceremos do seu sorriso de ter toda a família reunida. Seu jeito de ser conquistou nosso coração e jamais nos esqueceremos de alguém tão especial.
Devemos sermos gratos a Deus por nos permitir compartilhar momentos tão especiais com pessoas tão amáveis.
Não devemos questionar os caminhos trilhados por Deus, pois ele sabe o exato momento de nossa partida.
Diante da morte não há nada que possamos fazer a não ser rezar. É preciso rezar por aquele que amamos e que partiu, para que descanse em paz e encontre a luz para continuar crescendo espiritualmente.
É preciso rezar também por aqueles que ficam, para que encontrem conforto e consigam enviar pensamentos de paz para quem agora já não está entre nós.
Não podemos nos entregar ao sofrimento. É preciso seguir adiante com a vida. O nosso caminho ainda deve ser percorrido. Precisamos acreditar que ao final de nossa caminhada, nos encontraremos novamente com MEMECA no paraíso.
Levemos viva conosco a lembrança de quem perdemos. Lembremos com amor e carinho de MEMECA e honremos a sua memória vivendo a nossa vida em paz, com fé e alegria, pedindo sempre a proteção de Deus.
Dando continuidade à presente cerimônia, gostaria de lembrar um pouco da vida de nossa irmã. (CARTA HOMENAGEM)
AMÉRICA CAL DA CUNHA era católica, natural da cidade de Ervália, e nos deixa hoje aos 94 anos de idade.
Filha de Ricardo Cal e Izolina Diniz da Fonseca, foi casada com José Cunha Filho (Zezé cunha) por mais de 70 anos, obedecendo assim os preceitos de Deus.
Tinha uma grande família, com 13 filhos, 26 netos e 16 bisnetos.
Moradora do Sítio Palmeiras, era uma mulher de muitas qualidades. Amável, carinhosa, meiga e bondosa eram algumas de suas muitas qualidades.
Seu grande coração conquistou um pedacinho no peito de cada um de nós.
MEMECA gostava de cuidar da família, costurar e cozinhar.
Também era uma mulher que gostava muito de rezar. Devota de Nossa Senhora Aparecida, era apegada à reza do terço e estava sempre presente nas missas.
Gostava de estar reunida com seus filhos: Maria do Carmo, José Marcos, Vânia Lúcia, Paulo Afonso, Sebastião Afonso, Neusa Maria, Cleusa Maria, Luiz Carlos, Rosângela Maria, Aloísio Márcio, Ivair Roberto, Eduardo Antônio e Diana Aparecida e todos familiares e amigos.
Seu maior orgulho era o estudo de seus filhos.
Hoje deixa sua irmã Cazerina Cal Soares para encontrar novamente com seus irmãos já falecidos Eulália, Ercília, Regina, Virgilino e Carminha.
Sua música preferida era o sertanejo, principalmente as canções de Leonardo.
Suas frases marcantes eram: Não esqueça de trazer amafil Zezé! – Cadê Zezé? – Minha santinha.
Sua bondade é seu maior ensinamento. Sua dedicação com a família a tornou inesquecível para todos nós.
Que a luz de Cristo ilumine MEMECA em sua nova morada, para que lá de cima ela possa guiar os passos de todos nós aqui na terra, nos protegendo e dando força para seguir os seus exemplos de vida e de amor ao próximo.
Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor e que receba essa nossa irmã para descansar eternamente ao seu lado.
Sentiremos saudades e faremos sempre boas as suas lembranças.
———————————————————————————————————————————————————————-
A pedido da família, encerro a carta de homenagem com a leitura de uma mensagem: mamãe, daríamos tudo para por sentir seu abraço novamente.
Antes de fecharmos a urna, convidamos primeiramente a família para a despedida, após, os amigos e admiradores.
Convido os colaboradores do MEMORIAL PAX ERVÁLIA para iniciar os procedimentos para o fechamento da urna.
Damos por encerrada esta homenagem e que a paz em Cristo esteja no coração de cada um.
Convido a todos que puderem, para seguir em cortejo para o seu sepultamento.
MENSAGEM DE DESPEDIDA
Como descrever a dor que estamos sentindo neste momento. Acho que não existe palavras capazes de expressar a importância que você sempre teve na nossa vida
Mãe, palavra tão pequenininha com enorme representação. Mãe pra gente significa amor, compreensão, carinho, gentileza, felicidade, paz, porto seguro, amor infinito. E difícil definir mãe. Mãe é tudo de bom que há no mundo.
Nossa mãe, enquanto vida teve, cultivou à sua volta amor infinito, bondade e beleza. Mil vidas jamais apagarão as marcas que ela nos deixou.
Sei que tivemos muita sorte de tê-la como mãe. De ter crescido e aprendido a viver pela mão de uma esposa e mãe tão fantástica quanto você. E é por isso que a amamos tanto, hoje e para sempre, pois do nosso coração você jamais partirá!
Muitas pessoas sonham em ver um anjo, mas nós tivemos a sorte de passar grande parte de nossa vida ao lado de um. Não importa quantos anos passarem, nós sempre vamos te amar.
Hoje o que nos restou foi a saudade daquele abraço, daquela palavra amiga, daquela comidinha deliciosa que você fazia.
Agradecemos a Deus por nos ter dado uma mãezinha tão bela, tão amorosa, sorriso doce e largo, Você é insubstituível!!
Nossa mãe tinha um coração que não cabia no peito. Todos os filhos, netos, bisnetos, genros e noras foram abençoados por ter esta mãe, vó, bisavó, sogra presente em nossa vida.
Você nos deixou neste plano mãe, mas, nosso amor será infinito e para sempre.
Saiba Dona Memeca, mãezinha, que jamais a esqueceremos.
Que Deus a receba de braços abertos no seu reino e que você possa descansar em paz.
Agradecemos todos e a todas que participaram conosco deste momento tão doloroso. Obrigada!
[button link=”https://paxervalia.com.br/wp-content/uploads/2022/03/america-cal-da-cunha-1646741368.pdf” type=”big” newwindow=”yes”] LIVRO DE DESPEDIDA AMÉRICA CAL DA CUNHA[/button]