EFIGENIA TOLEDO DE MEDEIROS
Nascimento: 10/02/1939
Falecimento: 17/06/2021
Hoje estamos aqui reunidos para prestamos as últimas homenagens a EFIGÊNIA TOLEDO DE MEDEIROS, conhecida carinhosamente como FIFI.
O CERIMONIAL PAX ERVÁLIA agradece a todos pela presença e pede licença para celebrar a homenagem póstuma a uma pessoa tão especial.
Quero em nome da família, agradecer a todos que deixaram seus afazeres e estão aqui de braços abertos, emprestando o ombro amigo a família neste momento tão difícil.
Rogamos pela presença de Deus para esta homenagem póstuma.
Existem momentos que nunca preparados para enfrentar. Sabíamos que este dia chegaria, mas nunca imaginamos dizer adeus a uma pessoa tão especial quanto nos foi FIFI.
Hoje nosso coração está em luto, marcado pela tristeza de ver partir alguém que tanto amamos, que compartilhou conosco momentos únicos em nossa vida. Que nos deu amor e carinho nas horas que mais precisamos.
Mas é necessário compreender que esta dor do momento é um reflexo de tantos momentos de alegria convividos com FIFI.
O luto é um reflexo do amor que temos ao próximo. É um sentimento que nos revela a dor de ver partir alguém que foi muito importante para nossa vida.
Por isso, chore, viva o seu luto, mas permitam-se passar pela dor, para que, quando toda essa dor passar, fique em suas memórias as doces lembranças dos momentos convividos com FIFI.
Sentiremos saudades dos mínimos detalhes, dos defeitos e das qualidades, de suas brincadeiras e risadas, do seu exemplo de ser humano.
Hoje precisamos compreender que FIFI cumpriu sua missão divina aqui na terra e foi chamada por Deus para descansar eternamente ao seu lado.
Devemos ser gratos a Deus por nos permitir compartilhar momentos únicos e inesquecíveis com FIFI, que nos ensinou o verdadeiro amor ao próximo, e fez das maiores lições de Nosso Senhor Jesus, humildade e perdão, sua prática diária.
Que a nossa fé possa guiar nossa jornada aqui na terra, assim como guiou os passos de nossa irmã, que hoje parte para o encontro com o criador.
Que esta despedida, seja apenas um até breve, pois um dia nos encontraremos novamente no Céu, em um lugar livre de toda dor e sofrimento, livre do pecado e todos os males, para que possamos descansar eternamente ao lado de Deus e FIFI.
Verificar se Amanda irá texto próprio. Caso não possua, dar a carta de homenagem para a leitura.
Gostaria nesse momento, de lembrar um pouco da vida de EFIGÊNIA TOLEDO DE MEDEIROS. (Carta homenagem)
EFIGÊNIA TOLEDO DE MEDEIROS era católica e nos deixa hoje com 82 anos de idade.
Era lavradora, filha de Eliza Toledo e Sebastião Eduardo de Medeiros.
Viúva de Sebastião Crispim Filho, teve 11 filhos: ELISA, LUIZ, DIANA, CARMINHA, GRAÇA, MADALENA, ELIANA, INÊS, CRISTINA, ZÉ ROBERTO e HÉLIO.
Residente no Sítio Usina, parte deixando seu irmão Onofre Toledo para encontrar com seus irmãos falecidos Artur, Afonso, José Eduardo, Maria, Margarida, Adelina e Alaide.
Era uma mulher curiosa, esperançosa e muito gentil. Seus valores e ensinamentos jamais se apagarão da memória de todos que com ela conviveram.
Seu maior costume era falar besteira. Gostava de enviar áudio para todos. Vivia a vida com muita alegria e felicidade.
Gostava de compartilhar bons momentos, sempre proporcionando alegria a todos. Gostava de fazer arte e era teimosa.
Seus prazeres eram cuidar das plantas, usar o celular e assistir o Padre Alessandro.
Era uma mulher de fé, devota de Nossa Senhora Aparecida e tinha na reza do terço o seu maior contato com Deus. Gostava de frequentar missas e estava sempre pedindo a Deus proteção à todos à sua volta.
Seu maior orgulho era ver todos que ela amava felizes e bem.
Sua vasta família hoje sente a dor da partida de uma mulher que foi e continuará sendo um grande exemplo, seu jeito fiel, cuidadoso, sincero, verdadeiro e valente deixa exemplos a serem seguidos por todos.
Fifi nos fez enxergar que os maiores ensinamentos de cristo, a humildade e o perdão, devem ser vividos dia após dia, ensinando que o amor e respeito ao próximo deve ser vivido intensamente.
Sua grande família com 30 netos e 11 bisnetos ressaltarão para sempre os ensinamentos adquiridos com uma pessoa tão especial, que sempre lutou para o bem de toda sua família, ressaltando com alegria o nome de EFIGÊNIA.
Pedimos a Deus que ilumine os corações de todos aqui presentes, dando força para superar a dor deste momento.
Que as bençãos do menino Jesus caiam sobre ela nesta data, para que consagre o seu espírito e descanse eternamente ao lado de nosso Pai.
Que Deus acolha nossa irmã em sua nova morada, para que lá de cima ela possa guiar e iluminar os passos dos que aqui ficam para cumprir a sua jornada.
Termino essa carta homenagem com uma frase de reflexão: Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, ninguém nunca está preparado para perder alguém…
Convido os colaboradores do MEMORIAL PAX ERVÁLIA para iniciar os procedimentos para o fechamento da urna.
Damos por encerrada esta homenagem e que a paz em Cristo esteja no coração de cada um.
Convido a todos que puderem, para seguir em cortejo para o seu sepultamento.
[button link=”https://paxervalia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/1624107876efigenia-toledo-de-medeiros.pdf” type=”big” newwindow=”yes”] LIVRO DE DESPEDIDA EFIGENIA TOLEDO DE MEDEIROS[/button]
Respostas de 3
Essa senhora aí na foto era minha vozinha paterna – era assim que eu a chamava quando nos encontrávamos. Nasci e morei pertinho dela até meus três anos de idade,mudei de cidade e, conforme fui crescendo, todas as férias que eu e minha irmã tínhamos era para passar na casa deles(dela e do meu avô)e agradeço aos meus pais por isso. Vivi os melhores momentos da minha infância,me lembro que aos 13 anos de idade meus pais não podiam nos acompanhar,e para não perdermos a oportunidade,nos colocaram no ônibus e viajamos, eu e minha irmã.Eu, muito medrosa (rsrs),enfrentei o medo porque o amor e a vontade de encontrá-los era maior. Pode ser que naquela época não sabia e não entendia a imensidão desse amor todo, mas o vivenciamos e dou graças a Deus por isso. E que coisa boa é ter avós!Ah… como é bom,um sentimento de amor tão puro, um carinho tão gostoso, mimos que só eles sabem dar… Os avós deveriam ser eternos! A senhora deixará tanta saudade! Mas encontro algum consolo em saber que viveu uma grande e bela vida, que foi feliz e que deixa muito amor e lindas recordações com os que ficam.
Não sei como serão agora as nossas tardes de domingo, as nossas noites de Natal, os seus dias especiais…Neste ano, completou seus 82 aninhos,que foram muito bem vividos, graças a Deus. Adorava uma farra,gostava de rir e contar causos, adorava conversar pelo WhatsApp – pasmem: ela era super antenada!(rsrs)e mandava mensagens carinhosas, palavras de conforto quando necessário… Nunca se esquecia de rezar e perguntar por quem ela nem convivia, mas se era da minha convivência, ou da convivência de qualquer neto ou filho, era importante para ela também.Isso se chama AMOR pelo próximo.
A senhora era a grande matriarca da família, a pessoa que agregava todos nós, e com amor e devoção fazia a nossa família ser mais unida. Agora, vozinha,a sua casa ficou vazia, e deixou um vazio enorme dentro de nós.
Em nome da família, dessa família que começou em você, prometemos não deixar o amor e a união acabar com a sua partida. Vamos honrar a sua memória, vamos honrar a sua história que está e estará sempre presente em nós. Descanse em paz, minha amada avó,que agora está ao lado de nosso vôzinho,mas o amor manterá a senhora viva em nossos corações. Te amarei eternamente, até o meu mundo acabar.
Cadê as msg que deixamos ?
Boa noite leidiane.
Vc tem que entrar no livro de despedida dela, que fica no finalzinho de tudo. Lá estará todas as mensagens.