MARGARIDA FERREIRA CAL
NASCIMENTO: 11/11/1923
FALECIMENTO: 29/10/2021
O Memorial Pax Ervália agradece a confiança dos amigos e familiares de MARGARIDA FERREIRA CAL, conhecida carinhosamente como GAÍDA, MARGARIDINHA e COLOMÉIA por nos permitir conduzir esta homenagem póstuma a uma mulher tão especial.
Quero em nome da família, agradecer a todos que deixaram seus afazeres e estão aqui de braços abertos, emprestando o ombro amigo a família neste momento tão difícil. Elevem agora o pensamento a DEUS e a nossa irmã, pois ela está seguindo viajem ao encontro do criador.
A despedida de hoje nos causa a reflexão de uma vida inteira. Hoje perdemos uma mulher guerreira, que sempre soube dar aos seus amigos e familiares o carinho e compreensão, deixando um exemplo de vida a ser seguido.
MARGARIDA era uma mulher vaidosa, carinhosa e muito admirada por seus amigos. É um grande exemplo de ser humano, de coração puro e verdadeiro.
Hoje pedimos a presença de Deus nesta cerimônia de despedida, para que possa nos iluminar e fazermos compreender esse momento de dor e despedida que estamos passando.
Em sua sabedoria divina, Deus nos dá o caminho, nos guia e nos liberta. Somos frágeis para compreender as suas razões. Mas devemos acreditar que Deus sabe exatamente o momento correto de nos reunirmos a ele.
Hoje sentimos em nossos corações a saudade de uma mulher nos ensinou muito em sua vida, uma mulher que pregou o amor ao próximo e fez dos maiores ensinamentos de Cristo, a humildade e o perdão, os seus traços de personalidade, derramando amor por onde passava.
A despedida de hoje não é fácil. Nos vem à cabeça tantos momentos de felicidade compartilhado com nossa irmã. Por isso, não devemos questionar a Deus a partida de nossa irmã, mas sim agradecê-lo, por ter colocado em nosso caminho uma pessoa tão especial.
Despedimos de nossa irmã MARGARIDA e guardamos eternamente em nossos corações as lembranças de momentos compartilhados.
A morte é um destino para todos nós. Descemos à terra com um propósito divino, um caminho a ser percorrido, que se encerra na morte, em um momento de dor e tristeza para aqueles que ficam. Mas Deus acalmará nossos corações, nos dando forças para superar a dor do luto e continuarmos nossa caminhada.
É certo que a perda faz com que soframos e nos deixam desanimados, mas se crermos em Cristo com muita fé, vamos nos alegrar, pois sabemos que o MARGARIDA está na glória do Pai, na esperança da ressurreição, em um lugar sagrado, livre de toda dor, sofrimento e do pecado.
Gostaria nesse momento, de lembrar um pouco da vida de MARGARIDA. (Carta homenagem)
MARGARIDA FERREIRA CAL era católica, e nos deixa hoje com 97 anos de idade.
Filha Vicente e Francisca, foi casada com Ângelo Cal Neto (Julinho Cal) e teve 14 filhos: Zé, Wilson, Ivo, Custódio, Miguel, Jorge, Carlinhos, Geraldo, Aparecida, Lúcia, Maria José, Catarina, Iza e Madalena.
Margarida compartilhou alegria por onde passava. Era uma mulher vaidosa, carinhosa e dorminhoca. Gostava de pintar o cabelo e fazer unha, estando sempre bem arrumada.
Era alegre, amava festa de aniversário, natal e dia das mães.
Religiosa, gostava de fazer passeios na Capelinha, ir às missas na Igreja Matriz, gostava de rezar o terço e o Rosário e era devota do Divino Pai Eterno, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida.
Estudou até a 4ª série do ensino fundamental e tinha o costume de sempre perguntar aos seus filhos se eles já almoçaram. Jamais nos esqueceremos dela dizendo: Custódio almoçou?
Era uma mulher simples, que apreciava uma comida caseira.
Seu carisma, a boa memória e suas preocupações com a dispensa, com os filhos, noras, genros, netos e bisnetos será inesquecível para todos nós.
MARGARIDA gostava de receber visitas, ir em festas, presentear toda a família e de rezar.
Era uma mulher digna de exemplo, que compartilhou o melhor de si, proporcionando felicidade a todos que com ela conviviam.
Hoje parte para o encontro com o Criador, mas deixa um pedaço de si no coração de cada um aqui presente.
Pedimos a Deus que a receba em sua morada, concedendo a paz e o descanso eterno no Céu.
Que MARGARIDA encontre o caminho da ressurreição, e descanse no paraíso, ao lado de Nosso Senhor Jesus, do Divino Pai Eterno, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida.
Sentiremos saudades, mas guardamos em nossos corações a gratidão por cada ensinamento deixado.
Siga em paz MARGARIDA, e que o Senhor a receba em sua morada.
Convido os colaboradores do MEMORIAL PAX ERVÁLIA para iniciar os procedimentos para o fechamento da urna.
Damos por encerrada esta homenagem e que a paz em Cristo esteja no coração de cada um.
Convido a todos que puderem, para seguir em cortejo para o sepultamento.
[button link=”https://paxervalia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/1636375082margarida-ferreira-cal.pdf” type=”big” newwindow=”yes”] LIVRO DE DESPEDIDA MARGARIDA FERREIRA CAL[/button]