NAIR LOPES DA SILVA SANTOS
NASCIMENTO: 15/05/1938
FALECIMENTO: 08/04/2022
Em nome do Memorial Pax Ervália, peço licença a todos os familiares e amigos de NAIR LOPES DA SILVA SANTOS, conhecida carinhosamente como NININHA para prestarmos esta homenagem.
Quero em nome da família, agradecer a todos que deixaram seus afazeres e estão aqui de braços abertos, emprestando o ombro amigo a família neste momento tão difícil. Elevem agora o pensamento a DEUS e à nossa irmã, pois ela está seguindo viajem ao encontro do criador.
Estamos aqui reunidos primeiro para entender o acontecimento, segundo para levar o conforto e solidariedade à família.
Sobre o acontecimento são os planos de Deus que se manifestam com algum propósito. Somente a Deus é permitido finalizar a história da vida. Apenas Deus determina o nascimento, caminhos, destinos, encontros e desencontros, transição, passagem ou morte.
Neste momento, mais do que tentar encontrar justificativas, devemos nos apegar à palavra de Deus. Deus ilumina a escuridão, acalma os corações aflitos, nos guia por caminhos desconhecidos.
Devemos, neste momento, acreditar na palavra de nosso pai, acreditar na ressurreição e descanso eterno, para que possamos compreender o verdadeiro significado dos caminhos traçados por Deus.
Temos que ter atitudes que nos elevem a alma e o espirito, e fazer da humildade o dever de todos os dias.
Temos que seguir os maiores exemplos de JESUS ‘’HUMILDADE E PERDÃO”.
Sabemos que a partida de nossa irmã é dolorosa. Nunca é fácil perder quem amamos. No entanto, é necessário compreender que Deus tem planos muito maiores do que nós para nossos entes queridos.
Hoje NININHA cumpriu sua jornada, e está agora descansando ao lado de Deus, em um lugar livre de toda dor, do pecado e da escuridão.
A nossa breve passagem na Terra não deve ser encarada como um fim, mas sim uma etapa, necessária para o nosso descanso eterno, onde alcançaremos o verdadeiro destino designado por Deus.
Neste momento de despedida, gostaria de lembrar da vida de NININHA. (CARTA HOMENAGEM)
NAIR LOPES DA SILVA SANTOS, conhecida por todos como NININHA, viveu seus 83 anos de uma vida simples.
NININHA era aposentada, nasceu na cidade de Ervália e morava atualmente no bairro Progresso.
Filha de Sebastião Lopes da Silva e Maria Clementina de Jesus, deixa 7 filhos: Janice, Janio, Artuzinho, Alexandre, Simão, Adriano e Lourenço.
Hoje sentimos uma dor profunda com a partida de uma pessoa tão especial. Seus irmãos Deja, Toninho, Zilda, Graça, Odair, Luiza e Vera certamente têm muito o que recordar da mulher alegre, esperançosa, pontual, sincera, forte, cuidadosa, entre outras tantas qualidades, mas se alegram neste momento em saber que ela está no céu, ao lado de Alceu, Nica, Tatão e Maria, seus irmãos já falecidos.
Nininha tinha muitos netos e bisnetos. Era uma mulher exemplar, nos costumes, nas palavras e nos seus ensinamentos, sempre demonstrando muito carinho e conforto em suas palavras e gestos.
Nininha gostava de cuidar da casa e costurar. Sua família reunida era sua maior alegria.
Gostava de música sertaneja antiga.
Suas frases marcantes eram: Deus te abençoe / vá com Deus.
Era uma mulher católica, devota de Nossa Senhora Aparecida, que gostava de rezar o Terço e frequentar as missas.
Seu maior orgulho era da criação dos seus filhos e netos. Seu maior ensinamento foi o respeito ao próximo.
Será inesquecível para todos nós. Tudo nela era especial. O seu jeito de ser, de falar, de se expressar, de demonstrar carinho e amor por todos. Até mesmo o seu jeito de cuidado com a família, sua preocupação, suas orações. Sentiremos sua falta em cada detalhe.
Mas guardamos conosco as lembranças de uma mulher amável, humilde, disciplinada, curiosa, madura, prestativa, que deixa saudades nos mínimos detalhes.
Só podemos neste momento sermos gratos a Deus, por nos permitir compartilhar momentos únicos com NININHA. Certamente nossa vida não seria vivida com tanta alegria sem a sua presença.
Que possamos compreender que esta despedida de hoje é apenas um até breve, pois nos encontraremos novamente no paraíso ao final de nossa jornada.
Rogamos a Deus que a receba neste momento com todo amor e carinhos que você compartilhou com cada um de nós, para que descanse eternamente no céu, concedendo a paz e o merecido descanso eterno.
____________________________________________________________________________________________________
Finalizando esta carta de homenagem, farei a leitura de uma mensagem deixada pela família:
Mãe, você foi muito especial para todos nós filhos, netos e bisnetos. Você vai deixar muitas saudades para nós, mas sabemos que a senhora está nos brações de Nosso Senhor. Descanse em paz. Nossa eterna saudade. Amamos muito a senhora. Vá com Deus.
Antes de fecharmos a urna, convidamos primeiramente a família para a despedida, após, os amigos e admiradores.
Convido os colaboradores do MEMORIAL PAX ERVÁLIA para iniciar os procedimentos para o fechamento da urna.
Damos por encerrada esta homenagem e que a paz em Cristo esteja no coração de cada um.
Convido a todos que puderem, para seguir em cortejo até o cemitério Recanto da Paz.
[button link=”https://paxervalia.com.br/wp-content/uploads/2022/04/nair-lopes-da-silva-santos-1650650103.pdf” type=”big” newwindow=”yes”] LIVRO DE DESPEDIDA NAIR LOPES DA SILVA SANTOS[/button]