VALENTINA FERREIRA PINTO
NASCIMENTO: 13/04/1944
FALECIMENTO: 11/05/2021
O Memorial Pax Ervália pede licença a todos os familiares e amigos de VALENTINA FERREIRA PINTO, conhecida carinhosamente como DONA ÔLA para prestarmos esta homenagem.
Quero em nome da família, agradecer a todos que deixaram seus afazeres e estão aqui de braços abertos, emprestando o ombro amigo a família neste momento tão difícil. Elevem agora o pensamento a DEUS e a nossa irmã, pois ela está seguindo viajem ao encontro do criador.
A despedida de hoje nos causa a reflexão de uma vida inteira. Hoje perdemos uma mulher guerreira, que sempre soube dar aos seus amigos e familiares o carinho e compreensão, deixando um exemplo de vida a ser seguido.
Despedimos de nossa irmã DONA ÔLA e guardamos em nossos corações as lembranças de momentos especiais convividos com ela.
Hoje no Evangelho de João 16,5-11, presenciamos a anunciação de Jesus sobre sua partida, acalmando os corações dos apóstolos e indicando o envio do espírito santo.
E das palavras de Deus podemos retirar ensinamentos de que a morte é um destino para todos nós, assim como a tristeza de ver nossos entes queridos partirem sempre acontecerá. Mas Deus acalmará nossos corações, nos dando forças para superar a dor do luto e continuarmos nossa caminhada.
Devemos compreender que Deus é o princípio fundamental para a doutrina da vida. Nada acontece senão pela vontade do Criador.
Deus é a causa primeira de todas as coisas. É Ele que conforta o nosso coração nas horas difíceis e cheias de dor.
É certo que a perda faz com que soframos e nos deixam desanimados, mas se crermos em Cristo com muita fé, vamos nos alegrar, pois sabemos que o DONA ÔLA está na glória do Pai, na esperança da ressurreição.
DONA ÔLA está indo ao encontro do Senhor para o seu descanso eterno, em um lugar livre de toda dor e do pecado, para que lá de cima possa descansar eternamente, guiando e iluminando os passos dos que aqui ficaram.
Devemos sermos gratos por cada momento de alegria, de força, de superação, de carinho, de dificuldades e alegrias convividos com DONA ÔLA.
E acreditem, DONA ÔLA estará sempre ao nosso lado, nos iluminando e protegendo, para que um dia, assim como ela, possamos cumprir a nossa jornada.
Gostaria nesse momento, de lembrar um pouco da vida de DONA ÔLA. (Carta homenagem)
VALENTINA FERREIRA PINTO era católica, viúva de Vicente da Mata Pinto.
Filha de Manoel Ferreira e Dona Geralda Barbosa, era lavradora aposentada e viveu 77 anos.
Natural da cidade de Muriaé, tinha como característica marcante a sua risada gostosa.
Deixou 5 filhos: José, Aparecida, João, Vando e Silvana, que hoje sentem a dor da partida de seu maior exemplo de vida, mas levam consigo os valores, costumes e ensinamentos adquiridos com sua mãe, deixando marcas de saudade, admiração e respeito em seus corações.
DONA ÔLA como era conhecida carinhosamente, gostava de cozinhar e de ouvir músicas sertanejas.
Sem alfabetização, soube criar os seus filhos com muito carinho e dedicação. Será inesquecível por sua experiência de vida e por ser uma mulher muito guerreira.
Sua expressão mais conhecida era: “vira coelho não bobo…”
Sua família era seu maior orgulho. Seus netos AILTON, MAURÍCIO, ANDERSON e VINÍCIUS e seus bisnetos ENZO e ANA PAULA eram seu maior patrimônio. A alegria de vê-los era contagiante.
DONA ÔLA deixa momentos inesquecíveis em nossos corações.
Hoje só podemos agradecer por cada momento convivido com ela.
Pedimos a Deus que a receba em sua morada, concedendo a paz e o descanso eterno no Céu.
Que DONA ÔLA encontre o caminho da ressurreição, e descanse no paraíso, ao lado de nosso senhor Jesus.
Sentiremos saudades, mas guardamos em nossos corações a gratidão por cada ensinamento deixado.
Siga em paz DONA ÔLA, e que o Senhor a receba em sua morada.
MARCANTES: SUA RISADA GOSTOSA,
HOBIES: _ COZINHAR
VIRA COELHO NÃO BOBO____
SUA EXPERIENCIA DE VIDA, PESSOA MUITO GUERREIRA
TINHA UM GRANDE ORGULHO DE SUA FAMÍLIA. ____
Convido os colaboradores do MEMORIAL PAX ERVÁLIA para iniciar os procedimentos para o fechamento da urna.
Damos por encerrada esta homenagem e que a paz em Cristo esteja no coração de cada um.
Convido a todos que puderem, para seguir em cortejo para o sepultamento.
[button link=”https://paxervalia.com.br/wp-content/uploads/2021/05/1621537141valentina-ferreira-pinto-dona-ola.pdf” type=”big” newwindow=”yes”] LIVRO DE DESPEDIDA VALENTINA FERREIRA PINTO[/button]